Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

2011 com um sonho

Feliz Ano Novo, gente!


Desejo a todos nós o bem!


Mas tenho alguns outros desejos, também. São desejos públicos.


Participei hoje – virtualmente – da cerimônia de posse da Presidenta da República, Dilma Roussef. Fiquei contente, para começar, de ser testemunha ocular - e enquanto ainda enxergo bem – de mais um momento histórico, que tem um valor ético para além da moral local (isto é, não importa se a candidata era ou não essa, que uma mulher suba ao Palácio do Planalto é um feito marcante, como o foi a posse do Obama e também a do Lula, claro). Considerei, portanto, uma sorte ter vivido esse momento, se não por nada, por pura sorte, mesmo. Seria detestável viver em uma época onde nada tivesse tido a chance de apresentar uma mudança.


E, claro, a grande beleza é essa. É possível mudar. Estamos mudando, constantemente, e até mais rápido. Estamos em crise. Ela engana, porque também é rápida, dinâmica, camaleônica. Se apresenta a cada hora de uma maneira diferente: simbólica (queda das torres), mercadológica (mercados), informação (wikileaks). Será que é mesmo diferente, uma da outra? Ou serão todas filhas de uma só: crise de valores?


Pensando nisso, e encantada por fazer parte desse momento crítico, literalmente, onde assume a presidência desse incrível país alguém com tantas células parecidas com as minhas, portanto minha conterrânea... não, minha coetânea... não, minha cobiótica - pensando nela e em mim eu quis imaginar que esse governo poderia, se quisesse, fazer um plano de governação baseado em valores. Partilho aqui com vocês essas idéias, que são muito simples em compreensão e também em aplicação; servem para o governo, mas também para a comunidade, para a corporação e para o âmbito privado. Espero que gostem.


GOVERNO DE VALORES
Cada ano trabalharia apenas um valor e todas as suas ações e planejamentos deveriam refletir a escolha feita. Assim, todas as áreas de atuação teriam um valor final pelo qual se pautar, o qual seria também o instrumento de medida do sucesso das operações. Um bem intangível que seria transformado em tangível no final de cada ano.
Se fosse aplicado por outra instância que não a governamental, os prazos poderiam ser definidos de acordo com o escopo próprio. Por exemplo, talvez em uma família os prazos possam ser mais curtos, ou mais flexíveis, dependendo da dificuldade específica de aplicação.


1o. ano: GENTILEZA
Já pensou se todo mundo tentasse ser gentil a maior parte do tempo? Se a gentileza fosse o único trato universalmente aceitável, toda a grosseria cairia por terra. Muitas relações se facilitariam - inclusive as governamentais. O governo poderia conseguir maior governabilidade. Perderíamos memoráveis episódios de horror na TV Senado, Câmara e afins, mas em prol de uma tentativa de compreensão mútua – que, muitas das vezes, é o que basta para que algo saia do papel e evolua para onde tem que evoluir – para fazer o bem.


2o ano: HONESTIDADE
Seria uma conseqüência exeqüível, diante do primeiro ano de treino, por dois motivos:
  1. todos estariam minimamente treinados a atuar mirando um valor, o que levaria as pessoas a sairem um pouco do próprio umbigo e imediatismo;
  2. esse treino, tendo inclusive modificado alguns hábitos antigos, permitiria às pessoas se sentirem mais aptas a responder pelas suas escolhas, o que as levaria a poder optar pela honestidade.
Toda e qualquer relação se beneficiaria do trato da honestidade. Com isto, não estou querendo dizer que não haja ocasiões em que a mentira não parece ser a melhor opção. A vida é muito mais dinâmica do que uma novela e honestidade não é apenas dizer a verdade. Acima de tudo, é rumar na direção deste valor, não o perdendo de vista. Só dizer a verdade pode ser insuficiente, e portanto maléfico, tanto quanto só dizer a mentira.


3o. ano: RESPEITO
Claro que fica mais fácil respeitar quem é gentil e honesto. Bem como é mais fácil também respeitar quando se é gentil e honesto. O respeito é importante, porque permite que enxerguemos no outro aquilo que mais temos dificuldade de ver: o outro mesmo. Em geral, em temos atribulados, corridos e difíceis como o nosso, só temos olhos de ver o que queremos para nós, traçar metas para alcançar aquilo, voltar para casa e dormir para acordar de novo para se salvar desse mesmo rodamoinho. O respeito traz para nossa esfera o outro. O outro tem que entrar. E prepara para o quarto valor, o último do "mandato".


4o. ano: INCLUSÃO
Sim, porque como seria possível pensar em inclusão sem gentileza, honestidade, respeito? Sem valores trabalhados, entendidos, apreendidos, não há inclusão possível. Há ajuda, boa vontade, e mesmo muito trabalho – braçal, mental – de pessoas que percebem a importância desse conceito. Mas, francamente, como é possível que não percebamos todos? Eu diria que apenas porque não nos damos a oportunidade sincera de pensar que amanhã poderíamos ser nós próprios os excluídos. Outro mundo é possível, sem dúvida, e tem que ser melhor que esse. Isto é, tem que incluir todas as pessoas. Todas.


Com essas reflexões, às quais não chamarei, de modo algum, de utópicas, desejo a todos um ano bom, isto é, que sejamos bons para esse ano de 2011.

5 comentários:

  1. Ótimo 2011 pra você também Flávia! Estamos num novo ciclo. As mulheres são as responsáveis pelas principais mudanças que estão acontecendo em todas as áreas. A presidenta é um forte indício de que as coisas rumam para um mundo melhor para todos. Quanto ao Governo de Valores sinto-me incluso e seguirei com fé. "A mente é como um paraquedas: só funciona quando aberta." (Lorde Thomas Dewar)

    ResponderExcluir
  2. Um bom 2011!!! espero que este ano, haja muitas mudanças boas e possitivas!!! e torcer para que a nossa presidente possa ir para um rumo melhor !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia,
    Assisti tua entrevista no Jõ,e achei oportuno compartilhar contigo sobre um conhecimento que talvez possa lhe ser muito útil como complemento pra toda a bagagem que já te foi dada pela estudo da Logoterapia.
    Trata-se da Cosmoterapia:
    O despertar da consciência cósmica,ou seja,a consciência do seu Potencial Divino.
    A clarividência a respeito de que cada um de nós traz também consigo um código genético espiritual,que contém todas as informações necessárias para o discernimento a respeito de quem somos,de onde viemos,qual o nosso propósito na dimensão terrestre e quais poderão ser os nossos destinos pós vida terrena,em consequência de nossas boas ou más escolhas.
    Somos seres eternos num processo evolutivo,que perpassa várias existências até o alcance da plenitude de consiência.
    Óbviamente,dentro disto,há que considerar que o patamar de evolução de cada um está intrinsecamente ligado ao contexto do universo de onde se vem e onde se nasce aqui,e de que modo cada um tirará proveito dessas realidades passadas e presentes.
    O Grande Avatar,Jesus Cristo,dois mil e alguns anos atrás,deu-nos uma aula de Cosmo e de Logo Terapia,em seu pronunciamento entitulado: "O Sermão da Montanha" que está na Bíblia sagrada,no livro do apóstolo Matheus,nos capítulos 5 - 6 e 7 até o versículo 12.
    Lá ele já nos ensina sob que condição nós nos colocamos aos nos permitirmos corromper a ética e os valores,e que consequências isto acarretará a nós individualmente e a tudo o que nos cerca.
    Fala sobre amor,retidão,respeito e de um modo muito especial sobre inclusão.
    Existe um filósofo,criador da Filosofia Univérsica e autor de uma vasta bibliografia que eu te recomendo.
    Chama-se Huberto Rohden,cujos livros são editados pela Martin Claret.São livros baratinhos,porém de valor inestimável.
    Sou assídua leitora de sua obra e estou te recomendando porque creio que descobrirás um elo imprescindível à compreensão de que rever valores e corrigir condutas não só acarretará benefícios neste plano da vida,mas por toda a eternidade.
    De que estamos vivendo uma fração de momento de nossas trajetórias rumo ao ápice da plenitude de consciência.E que a velocidade com que essa escalada ascencional se processa é produto de nossas ações e reações diante das provas que a existência nos reserva.
    Me chamou a atenção o fato de você ser Judia.
    Sou uma...digamos curiosa sobre religiões e pesquiso tudo o que consigo fazer chegar ao meu alcance sobre o tema,e terei enorme prazer em trocar experiências contigo,caso se interesse.

    Me chamo Sandra Rozados,também fui profissional da música por mais ou menos quinze anos,como cantora e compositora e hoje sou fotógrafa.Sou de Salvador,Bahia,e autodidata no estudo da Cosmoterapia e da Filosofia Univérsica de Huberto Rohden.

    Super abraço,te desejo um ano produtivo e também me encontro na torcida pra que uma Mulher possa fazer a diferença na direção desta Nação.

    Sandra_rozados@hotmail.com
    (71)99992977
    Caso queiras me adicione no Facebook,ok?
    Ahh,postei um comentário sobre sua entrevista com o Jô no Youtube.

    ResponderExcluir
  4. O título do primeiro livro dele que li,inclusive,é exatamente sobre o maior e mais contundente tratado de ética já pronunciado na face de toda a terra: "O Sermão da Montanha"

    ResponderExcluir
  5. Gente, obrigada pelos comentários. Queria complementar apenas dizendo que, para além de todas os caminhos, lanternas e vagalumes que encontramos por aí, é preciso diariamente decidir-se pela mudança, não acham? Penso que é uma sorte termos à disposição a palavra, como a Sandra mostra, de pessoas que nos ajudam a nos mantermos firmes em nosso propósito de evoluir, e é isso mesmo que desejo a todos! Nos vemos por aqui!

    ResponderExcluir