Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quando foi que violência trouxe justiça?



Esta notícia que encontrei no Estadão é tão flagrantemente  escandalosa que não resisti em reproduzir um trecho aqui para tecer um ou dois comentários. Trata-se de uma parabenização do presidente de Israel, Shimon Peres, ao (por enquanto ainda) presidente do Egito, Hosni Mubarak, uma vez que o Egito tem sido aliado de Israel desde 1979. As aspas referem-se à reportagem, não sendo uma fala de Shimon Peres.

“O Egito foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel, em 1979, quando o presidente egípcio era o general Anwar Sadat. Mubarak assumiu o poder depois do assassinato de Sadat, em 1981; além de respeitar o acordo de paz, ele também passou a cooperar mais ativamente com os EUA e com Israel - não apenas com a tortura de suspeitos de terrorismo encaminhados pela CIA norte-americana, mas também com o bloqueio da fronteira entre o Egito e o território palestino da Faixa de Gaza, especialmente durante a ofensiva israelense de dezembro de 2008, quando o Egito impediu a entrada de ajuda humanitária em Gaza.”
<http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,presidente-de-israel-elogia-mubarak,675744,0.htm>Último acesso: 06.02.11

Impossível não notar como um erro gravíssimo gera, em sua conseqüência, seqüelas sempre graves. Então Mubarak cooperou com EUA e Israel (questões de política externa à parte, para não tornar meu comentário tão longo) via tortura? E também entra na faixa da cooperação o impedimento da ajuda humanitária a Gaza em 2008? E semelhantes frases vão descritas assim, sem mais? Que perigo! Que perigo quando nós utilizamos as palavras sem nelas buscar seu significado mais nobre! Qual o perigo? É o de acreditarmos, como no exemplo, que  torturar e impedir a ajuda podem ser sinônimos de cooperar. Neste caso, o que resta mesmo para a verdadeira cooperação?

Acho que o que está acontecendo é que estamos vivendo em universos sobrepostos, onde “liberdade” quer dizer usar os valores de acordo com a ocasião, usar a política  de acordo com os acordos, e usar, como forro para ambos, as pessoas.

2 comentários:

  1. SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER UM DOS BLOGS DE HUMOR:

    HUMOR EM TEXTO,

    E A CRÔNICA DA SEMANA É:

    “PARA OS HOMENS ,O OUE SERIA MELHOR DO QUE UMA MULHER?”

    VOCÊ PRECISA CONHECER A VERDADE DOS FATOS.

    É UMA GRANDE BRINCADEIRA,UMA GOZAÇÃO COM NOSSAS ADORÁVEIS MULHERES.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO.

    O BLOG É DE HUMOE E...DE GRAÇA!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!!!

    ResponderExcluir